domingo, 13 de janeiro de 2013

Peregrinação pelas corretoras


     De tempos em tempos, reavalio as minhas operações, estratégias e custos. Estou em vias de mudar de corretora mais uma vez.  Puxa, de novo? Então, fiz um retrospecto das minhas andanças, mas antes de começar, vou fazer assim: vou escrever de antes do início. Sim, isso mesmo.
        Em meados de 1999, entrei em contato com a corretora Souza Barros, pedindo informações sobre as operações e taxas. Fui muito bem atendido e enviaram para mim um informativo pelos Correios com todas as respostas. O problema é que eu não tinha um centavo para operar! Só vontade mesmo! Em 2015, a Souza Barros encerrou as atividades. Infelizmente! Depois desse preâmbulo, vamos à peregrinação. 
     1ª corretora: Investshop, que era do Unibanco, que foi comprado pelo Itaú. O site foi remodelado pelo Itaú e, depois de alguns anos, foi desativo e incorporado ao portal da Itaú Corretora. Em meados de 2001/2002, o Investshop era uma febre na internet. Muita gente operou por lá...Bastter, Leandro e Stormer e muitos outros. Tinha um fórum que literalmente bombava e uma das melhores coisas era, justamente, reclamar dos serviços da Investshop em pleno fórum da...Investshop! Nessa corretora, fiz a primeira compra de uma ação! É quase como a primeira vez! Embratel, a gente nunca esquece ainda mais no dia da falência da WorldCom nos Estados Unidos da América, que era a controladora da Embratel! A corretagem era tabela da bolsa (não lembro bem, mas era bem cara). A solução era uma promoção de corretagem mais barata para quem operava no,,, Aftermarkt! Ninguém merece! Em 2002/2003, mudei para Econofinance e Patagon.
     2ª Patagon Corretora, depois virou Lemon Bank, depois Fator corretora (essa mudou muito). Operei bastante por essa corretora, saí, voltei e saí definitivamente em 2007.  A corretagem era tabela da Bovespa com algum desconto. Quanto mais operava, mais ganhava desconto que chegava a uns 80%!
     3ª Econofinance (depois Banifinvest... Directainvest). Operei um bom tempo por ela, mas como um namoro, esfriou e parti! Afinal, os custos dela sempre foram altíssimos...15,99 por ordem e tchau! A econofinance enviava as notas de corretagem pelo Correios! Todo dia recebia cartas, sentia-me importante, mas enchia a caixa de correspondências e despertava a curiosidade dos vizinhos! Quando decidi sair dela e enviei o formulário de transferência de custódia, recebi uma ligação do dono da corretora, lamentando a minha saída..."você vai nos abandonar?".
     4ª Agora ou Agora Senior.  Essa também mudou bastante, pois foi comprada pelo Bradesco. Eu adorava o homebrocker Viptrade. Apesar da corretagem altíssima. Em 2003/2004, já cobrava 20 reais por ordem! Operei muito, fiz travas, borboletas e gastei uma fortuna em corretagens, mas ganhei um mousepad e uma mochila com a inscrição Viptrade. A Corretora mandava brindes para os clientes!
      5ª Wintrade. Comecei aqui a procurar corretagens mais baratas. Cobra 20 por ordem, ok, mas as taxas para operar opções eram apenas 10 reais e 5 para operar no fracionário! Fui para ela e economizei uma grana pesada em relação à Agora! A Wintrade foi a melhor corretora em que já operei!
       6ª Apregoa. Era uma corretora do Banco Cruzeiro do Sul. Operei pouco por lá, sempre meio desconfiado de algo. Parecia ser muito boa, mas, como costumo ir aos poucos, testando, não faço a migração total de uma corretora para outra de forma repentina...Acabei desistindo da Apregoa e ficando só com a Wintrade. Sorte minha...Meses ou anos depois, o Banco Cruzeiro do Sul quebrou e levou junto a corretora.
        7ª Linktrade (depois virou Octo; depois, Rico e por fim, fim mesmo, foi comprada pela XP). Com corretagem de 9,8 no lote integral, 8 para opções e 4,4 no fracionário, além de pontos multiplus. Não pensei duas vezes, adeus Wintrade! Seu homebrocker era limitado em relação à Wintrade, mas foi melhorando e hoje está excelente, mas os custos...
        8ª Clear. Pois é, também estive por lá, mas foi rápido. A corretora era excelente, muito elogiada, mas eu não me adaptei bem ao homebrocker de cores azuis claras e saí antes dela ser comprada pela XP. A corretagem não era zero como hoje. Era na média da Linktrade. A vantagem é que ela facilitava as operações de travas com opções! 
      9ª Mycap. 5 reais por ordem e sem taxa de custódia. Adeus, Rico! Operei pouco pela Mycap. Infelizmente, estive um pouco ausente do mercado em 2011/2012. Depois de um tempo, ela passou a cobrar custódia de 10 reais. Ainda é boa, mas resolvi mudar!  
        10ª Ativa Investimentos. Em procura de uma corretora boa para operar opções, fui para a Ativa. Gostei bastante, mas as taxas não justificavam os serviços oferecidos.
       11º Modal Mais. Sim, também operei pela Modal, mas foi pouco tempo. Não deu liga. Sempre teve muita coisa a oferecer. Era muito boa, deve ser ainda, mas saí.
      12º XP. Quem nunca operou pela XP que atire a primeira pedra. Eu também fiz meus day traders por lá, já na época do Metatrader, mas as taxas sempre foram um problema...O pior é receber ligação de um tal de "assessor de investimento". Não gosto de receber ligações. Então, pedi para não me ligar mais, ligaram de novo, tchau. 
      13ª Mirae. 2,90 por ordem! Não dá para pensar muito. Bem-vindo à Mirae! Mas eu relutei sim. Fiz cadastro, não peguei a promoção irrecusável de 0,99, analisei tudo e migrei para pagar 2,90 por ordem...E só de lembrar que eu pagava 20 reais em 2003!
     14º Socopa. Esta junto com a Mirae formam a dupla que guardam literalmente minha carteira de ações e FII. Guardam mesmo, porque raramente envio uma ordem. Depois da quebra de algumas corretoras (Alô, Tov?), por segurança, sempre mantenho operações em duas corretoras. É a tabelinha que ajuda na segurança e nas operações. 
     A conclusão disso tudo. Devia ser muito fácil ganhar dinheiro com corretora, pois em 2002/3 cobravam 20 reais por ordem e hoje, 10 anos depois, com toda a inflação etc., tem corretora cobrando 2,90 ou até zero! Bendita concorrência!
        De volta para o passado. Bom, estamos em 2020 e, não sei por qual motivo, resolvi atualizar essa postagem!
       Agora, vou incluir a peregrinação por terras norte-americanas. Rápido como um tiro. No mercado do "Tio Sam", desde 2011, já operei pela Just2Trader, DriveWealth, TD Ameritrade e Interactive Brokers...Sei que a Avenue comprou a carteira de clientes brasileiros da DriveWealth, mas eu já não estava lá. 

8 comentários:

  1. Opero pela Socopa me agrada bastante, pois não cobra para operar no Tesouro, não tem taxa de custódia desde que opere 1 vez por mês, e cobram apenas 7,00 Reais por Ordem.

    ResponderExcluir
  2. Eu testei a Socopa por uns 15 dias no início do ano passado, período de teste do homebrocker. Na época, resolvi não mudar para Socopa. Vou reavaliá-la! Obrigado pela sugestão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ATENÇÃO:
      Migrei para a Socopa há menos de 1 mês atraída pela taxa zero para o Tesouro Direto e acabo de receber email comunicando que passarão a cobrar a partir de 01/03/2013.
      Isso que ainda tive o cuidado de perguntar antes de enviar a documentação se a isenção era permanente ou transitória/promocional, e me garantiram que não havia previsão de mudar.
      LAMENTÁVEL.

      Excluir
    2. Puxa, Aninha. Infelizmente as corretoras baratas mudam muito rápido suas tarifas, porque elas encaram como apenas uma promoção temporária!

      Excluir
  3. Excesso de oferta no mercado para uma demanda desaquecida (fluxo de PF muito baixo desde 2008). Preço cai. O problema é que a Bovespa está exigindo maior investimento em TI por parte das corretoras e isso está deixando várias no prejuízo. Algumas corretoras, principalmente as de baixo custo, dificilmente conseguirão sobreviver por muito tempo sem alguma fusão ou parceria com alguma corretora de médio/grande porte.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  4. Gostei de ler seu Post!

    Basicamente devemos nos cruzar desde 2000 para cá! Isso pq fiz parte do grupo de gestão de 3 das corretoras que vc citou.

    Patagon: realmente desbravou bastante coisa... Numa época de internet tão limitada era inacreditável conseguir operar on line...nessa época ainda ouvia que HomeBroker nunca pegaria e que todos sempre iriam preferir operar no telefone... Vc com certeza estava na vanguarda dos usuarios de internet.


    Àgora: acho que foi onde a coisa de um salto do ponto de vista de performance e Pricing. Corretagem fixa foi uma inovação que deu muito certo e abriu caminho para democratizar o mercado de fato

    Wintrade: quando fundamos a corretora, a ideia era simplificar a linguagem tanto econômica quanto operacional. Focamos em uma solução de alta qualidade e muito fácil de usar... O resultado para a época nao poderia ter sido melhor

    Em 2010 eu e meu time nos desfizemos de nossas participações na Win para fundar mais uma corretora, dessa vez com o foco voltado a investidores com mais experiência e que precisam de soluções mais sofisticadas .

    Após 2 anos de desenvolvimento, obtivemos a autorização do Banco Central para iniciarmos nossas atividades em fev/12.

    A corretora chama-se Clear e resume toda a experiência que acumulamos todos estes anos
    www.clear.com.br

    Seria um enorme prazer contar novamente com sua companhia nessa nova corretora!

    Abs
    Roberto Lee
    Roberto.lee@clear.com.br

    ResponderExcluir
  5. O problema de TODAS elas: Cobram tx mensal de custódia de 10 reais se não operar naquele mês!!!! Pra quem não opera muito e pretende investir a longo prazo com compra e venda de ativo pouco frequente....nenhuma delas presta!, pois a custódia acaba aumentando os custos de qualquer forma....... A Spinelli ainda é a melhor...sem tx de custódia, mesmo sem operar.

    ResponderExcluir
  6. Alguem sabe me falar se na Wintrade era cobrado taxa de custodio no inicio?? Em 2005 ou 2006??

    ResponderExcluir