sábado, 24 de março de 2012

Multiplus, filha da TAM!


Imaginem uma empresa sem dívidas, com caixa elevado, boa pagadora de dividendos (prometem no mínimo 95% do lucro líquido) e em um mercado de forte expansão! Ela existe. A Multiplus vem se destacando desde o seu IPO (R$ 16,00) em fevereiro de 2010 e já se valorizou mais de 100%
Partindo de dados conhecidos, o Lucro por ação em 2011 foi de R$ 1,70! Em 2010 tinha sido de 0,75! Quase 120% de diferença!  O dividendo yield hoje é de 4,3%, mas com possibilidades boas de crescimento robusto nos próximos anos! Houve uma redução de capital em 2011 que inflou os dividendos, mas foi um ato isolado. Desconsideramos.
Prever o futuro é difícil, mas partindo da ideia de que o mercado de atuação da Multiplus ainda está se desenvolvendo no Brasil, temos:
- número de participantes (clientes), saltou de 6,9 milhões no 1º Trimestre de 2010 para 9,4 milhões. Espera-se naturalmente um aumento gradativo de participantes, pois não há custos para os clientes, apenas vantagens!
- o faturamento saltou de 230 milhões para 434 milhões em igual período, um aumento real de mais de 30% ao ano!
Analisar o passado é fácil, mas uma empresa nova como a Multiplus é difícil, pois falta um histórico. Mesmo assim, vamos fazer o mais difícil: chutar dados para o futuro!
LUCRO POR AÇÃO
1,70
Payout
95%
Dividendos
1,61
Crescimento futuro ao ano*
10%
Crescimento perpétuo
3%
Taxa de desconto
6,6%
·        Eu acho um crescimento 10% muito conservador, mas eu prefiro assim porque há alguns riscos principalmente no câmbio e na extrema dependência em relação à TAM! A TAM é dona de 73% da MPLU3 e 97% dos resgates de pontos é para essa empresa aérea. A dependência está na preferência dos clientes em trocar pontos por passagens no lugar de livros, liquidificadores, celulares, créditos para celular e etc! 
Assim, só precisamos que os lucros cresçam a uma taxa de 10% a.a durante 10 anos para ter um preço intrínseco de 81,76 segundo a calculadora de fluxo de caixa do site MoneyChimp e alguns conceitos colhidos do site http://www.acaoereacao.net.
O maior risco atual da MPLU3 é o risco do câmbio, porque quanto mais caro o dólar, menos pontos são gerados para a Empresa! Então, uma disparada do dólar poderá ter um impacto grande na geração de caixa!
É uma empresa para acompanhar e estudar com atenção, pois o mercado em que ela atua é muito interessante.
Oxente 

6 comentários:

  1. Ainda é muito nova na bolsa, mas no seu pouco tempo ela mostrou resultado. Da minha aprte eu deixo passar, mas há sim possibilidades dela continuar nesse ritmo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo Blog e tambem bela analise da Multiplus.
    Te adicionei.
    Abraco

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post e o blog, já estou te seguindo.

    Queria aproveitar pra pedir que visite meu blog e deixe lá a sua contribuição.

    http://cariocainvestidor.blogspot.com.br/

    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Relamente a empresa tem fundamentos interessantes. Fique atento ao dolar, o governo está fazendo de tudo para que o dolar suba a fim de turbinar nossas exportações!

    Bons investimentos!

    http://investidoremacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir